Como manter a produtividade e a saúde mental trabalhando em casa?

A quarentena em proporções mundiais é um momento inédito, não há registros de outra ocasião na história que tivemos um fechamento parcial, e até total (lockdown), de várias cidades e países ao mesmo tempo. Com este fechamento, muitas empresas optaram pelo home office para dar continuidade na sua produção. Vamos dar algumas dicas de como manter a produtividade e a saúde mental mesmo em momentos de pandemia. Inicialmente devemos entender que a produção não será a mesma alcançada dentro da empresa, pois o trabalho em casa tem distrações que não temos na nossa rotina normal e devemos levar em consideração o momento conturbado em que estamos vivendo. Vamos citar cinco formas de melhorar sua produtividade:

1-Evite trabalhar na cama. Muitos dos profissionais que hoje estão trabalhando de home office não tem de fato um escritório em casa para o trabalho remoto e, por isso, no improviso acabam trabalhando no quarto e até mesmo na cama. Mas nosso cérebro é programado para saber quando é hora de descansar e hora de trabalhar, então a anos você treina seu cérebro descansando na cama, com isso seu trabalho pode não render ou até mesmo começar a causar insônia, pois vai treiná-lo para outra função na cama. Então, tenha um local onde você possa se sentar e ter por perto todos os equipamentos necessários para exercer sua função, de forma parecida com o ambiente da empresa. Este é o passo inicial para um bom rendimento em home office.

2- Delimite seu horário de trabalho. Com a tecnologia – vídeos conferências, WhatsApp, e-mail, etc.– ficamos conectados o dia inteiro e, com isso, trabalhamos o tempo todo fazendo com que haja uma sobrecarga de funções e trabalhos. Então faça sua pausa para o almoço, tome seu cafezinho, levante-se para esticar as pernas, da mesma forma que faria no seu setor, observando as distrações para que você não caia nelas. Finalize seu horário para que a partir daquele momento você possa curtir com sua família em casa. Cuide dos seus horários.

3- Seguindo a linha, evite as distrações. Sabe aquele jornal que você via durante seu horário de almoço? Ele não tem mais o mesmo tempo de duração e se você ficar medindo seu tempo através dele vai se atrasar. A TV e a internet são mecanismos de distração dentro de casa, o jornal no almoço, aquela resposta rápida no grupo da família ou um pequeno vídeo no Instagram podem virar horas, pois tendemos a não perceber o tempo que passamos com eles. Mantenha o celular no silencioso, como você faria no seu local de trabalho, não deixe a televisão ligada e cumpra com seu horário.  Para um bom rendimento em home office, devemos observar aquilo que nos tira do foco.

4- Não procrastine. Mantenha sua produção ativa o maior tempo possível, não sabemos quando retornaremos, mas quando isto acontecer que se tenha menos trabalho acumulado para ser realizado. A procrastinação faz com que tenhamos culpa por aquilo que não está sendo feito, gerando vários fatores psicológicos que podem nos adoecer, como ansiedade, insônia e falta ou excesso de apetite. Dentro de seu horário de trabalho, mantenha sua produção constante.

5- Por fim, mas não menos importante, mantenha sua rotina o mais próximo possível da realidade. Uma das principais dicas para a produtividade é a rotina. Quanto mais próximo da sua rotina normal você se mantiver mais fácil será manter sua carga horária e menos acúmulo de serviço terá após o retorno às empresas. Então, levante-se no horário de costume, tome um bom banho, troque de roupa, permaneça no ambiente que você determinou como local de trabalho e siga as dicas anteriores. Cuide-se.

Ana Luiza Costa Finamore, graduanda em psicologia da faculdade Arnaldo Janssen.

Referências

CORONAVÍRUS: COMO MANTER A SAÚDE MENTAL E A BOA PRODUTIVIDADE NO HOME OFFICE. Programa saúde ativa. Ano 2020. Disponível em: <http://painel.programasaudeativa.com.br/materias/epidemias/home-office-coronavirus>. Acesso em: 28 de maio de 2020.

HOME OFFICE DEIXA PROFISSIONAIS MAIS ANSIOSOS E ESTRESSADOS, REVELA PESQUISA DO LINKEDIN. G1, 27 de maio de 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2020/05/27/home-office-deixa-profissionais-mais-ansiosos-e-estressados-revela-pesquisa-do-linkedin.ghtml>. Acesso em: 28 de maio de 2020.

VARELLA, Drauzio. Impactos da quarentena na saúde mental. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aE-dZ4ru-JQ>. Acesso em: 07 de junho de 2020.

Deixe sua resposta